A Quimioterapia é um tipo de tratamento em que se utilizam medicamentos para combater o câncer, estes medicamentos se misturam com o sangue e são levados a todas as partes do corpo, destruindo as células doentes que estão formando o tumor e impedindo, também, que se espalhem pelo corpo.
A quimioterapia pode ser utilizada antes da cirurgia para diminuir o tamanho do tumor e permitir que seja extraído, ou após a cirurgia como tratamento preventivo, diminuindo a probabilidade que as células tumorais desenvolvam tumores em outros órgãos. Podem ser utilizada isolada ou associada a outros tratamentos, como cirurgia, radioterapia e hormonioterapia. O tratamento pode envolver um único medicamento ou a combinação de vários deles.
Porque devo fazer quimioterapia?
A quimioterapia pode ser utilizada com diferentes finalidades: redução do tumor para facilitar a cirurgia; prevenção das recaídas após cirurgia; aumento da eficácia da radioterapia; eliminação completa do tumor e, controle do tumor e seus sintomas.
De acordo com o tipo de câncer, finalidade do tratamento e características de cada paciente, podem ser utilizados esquemas de quimioterapias diferentes, específicos para cada tipo de tumor, o que chamamos de Protocolo.
Cada medicamento tem suas características particulares. Muitas vezes são administrados vários medicamentos em combinação para tratar alguns tumores. Isto faz com que o tratamento seja mais eficaz. Normalmente os quimioterápicos são administrados em intervalos que variam de três a quatro semanas. Também existem tratamentos semanais e até mesmo diários. Os quimioterápicos tratam o tumor interferindo na função das suas células. Mas ao mesmo tempo em que matam as células de câncer, eles também podem interferir no funcionamento de células normais.
Alguns tecidos ou órgãos são mais sensíveis aos efeitos dos quimioterápicos como o tecido que faz o sangue, o tubo digestivo e o couro cabeludo. Os efeitos que resultam da ação dos quimioterápicos nos tecidos normais, dão origem aos chamados efeitos colaterais.
Cada remédio quimioterápico tem suas características, funciona de uma forma determinada e causa efeitos colaterais também particulares. Os efeitos mais conhecidos são: náuseas e vômitos, queda do cabelo e diminuição das defesas sanguíneas. Estes efeitos secundários são temporários e desaparecem com a recuperação dos tecidos normais, o que pode levar de dias a semanas.
Antes de iniciar qualquer tipo de tratamento oncológico seu médico deverá explicar as características dos medicamentos que serão administrados, a freqüência das administrações ou sessões, quais os efeitos colaterais esperados e o que deve ser feito no caso de surgir qualquer problema. Muitos efeitos colaterais podem ser previstos, controlados ou eliminados com medicamentos complementares específicos.
A quimioterapia pode ser utilizada em vários momentos durante o tratamento do câncer. Existem situações em que ela é administrada antes de uma cirurgia para diminuir o tamanho do tumor e possibilitar uma cirurgia de menores proporções, preservando determinados órgãos. Com freqüência é administrada depois da retirada do tumor com o objetivo de prevenir uma eventual recorrência (retorno) da doença. Também pode ser usada quando a doença já gerou metástases em outros órgãos.
Normalmente durante o tratamento o paciente é acompanhado em consulta médica, em intervalos regulares antes de cada aplicação. Nestes encontros, o médico avalia como o paciente está respondendo ao tratamento e sua tolerância ao mesmo. Ajustes de dose e de combinações são freqüentemente realizados dependendo desta avaliação. É muito importante que o paciente tenha uma clara noção da natureza de sua doença e das características do seu tratamento, desta forma poderá colaborar com o médico.
Como é feito o tratamento?
Após a consulta médica e a liberação dos exames laboratoriais, sua quimioterapia será marcada e você receberá do enfermeiro da quimioterapia orientações sobre o seu tratamento, de acordo com a prescrição médica.
O tratamento, que será administrado por profissionais capacitados da equipe de enfermagem, pode ser feito das seguintes maneiras:
- Ambulatorial: o paciente vem de sua residência para receber o tratamento e retorna no mesmo dia.
- Internado: o paciente é hospitalizado durante os dias do tratamento, e só após recebe alta.
O esquema de tratamento (ambulatorial ou internado) será definido pelo médico Oncologista.
Rua Ernesto Duarte, 70 - Parque CalifórniaJacareí - SP, CEP: 12311-200
Telefone12 3954-2401
Administração Cetro Comunicação Recursos Humanos SAC São Francisco Vida
Horário estendido: 13h às 21h
Visitas para ApartamentoHorários: 9h às 21h