CUIDADOS PALIATIVOS PARTICIPA DO PROADI

Hospital São Francisco é selecionado para integrar a implementação da Política Nacional de Cuidados Paliativos

O Hospital São Francisco de Assis, em Jacareí, foi escolhido para participar do PROADI SUS - Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Ministério da Saúde que tem o Hospital Sírio Libanês como coordenador. Esse projeto irá apoiar a implementação da Política de Cuidados Paliativos no Brasil.

O objetivo do programa é incentivar e capacitar hospitais, municípios e estados com projetos relevantes para a qualificação da assistência no SUS. Juntamente com o hospital, a Secretaria de Saúde de Jacareí, nas áreas de Atenção Básica, Atenção Domiciliar e SAMU, também serão capacitadas.

O serviço de Cuidados Paliativos do Hospital São Francisco, pioneiro na região, iniciou em 2018 e oferece assistência médica e multidisciplinar na modalidade internação e ambulatorial aos pacientes adultos que apresentam doença grave, crônica ou progressiva que ameaça a vida, com sintomas de difícil controle, principalmente dor, em qualquer fase da doença.

Os familiares e cuidadores desses pacientes também são acompanhados, pois enfrentam o sofrimento pela convivência com essa realidade.

 

Dia Mundial foi celebrado no último sábado (12/10)

O Dia Mundial dos Cuidados Paliativos é celebrada todos os anos no segundo sábado do mês de outubro e foi criada pela The Worldwide Hospice Palliative Care Alliance (WHPCA), organização internacional não governamental, que se concentra no desenvolvimento dos Cuidados Paliativos e Hospices.

Segundo a Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), o objetivo é chamar a atenção da sociedade para a importância do cuidado paliativo, uma abordagem que melhora a qualidade de vida de pacientes e familiares diante de doenças que ameacem a continuidade da vida, por meio do alívio do sofrimento, tratamento da dor e de outros sintomas de natureza física, psicossocial e espiritual.

Estima-se que no Brasil, quase 600 mil brasileiros adultos e cerca de 34 mil crianças necessitem receber cuidados paliativos. No entanto, a oferta destes serviços ainda é bastante insuficiente: um serviço para cada 1,6 milhão de pessoas na rede pública, e um serviço para cada 1,4 milhão na rede privada.

Fonte: https://paliativo.org.br/dia-mundial-dos-cuidados-paliativos-12-de-outubro/

Facebook Facebook

Visitas para Enfermaria

Das 13h00 às 19h00*

*CLIQUE AQUI para mais informações

Visitas para apartamento

Das 9h00 às 21h00*

*CLIQUE AQUI para mais informações

Visitas para as UTIs

UTI Adulto: 10h30 e das 20h às 20h30 

UTI Pediátrica: 3ª e 6ª f. das 16h às 16h30

UTI Neonatal: 2ª f. das 15h30 às 16h
*CLIQUE AQUI para mais informações

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegação, você concorda com tal monitoramento Para saber mais acesse nossa Política de Privacidade.

WhatsApp