Dia Mundial da Prematuridade

17 de novembro é o Dia Mundial da Prematuridade. O tema global deste ano é “Garanta o contato pele a pele com os pais desde o momento do nascimento”.

Também conhecido como Novembro Roxo, a data alerta sobre a prematuridade, principal causa de mortalidade infantil. O Brasil é o 10º colocado no ranking mundial dos países com mais nascimentos prematuros. A problemática tem alerta na campanha “Novembro Roxo”, marcada pelo dia 17 de novembro - Dia Mundial da Prematuridade, e que traz a questão às famílias e toda sociedade sobre o crescente número de partos prematuros, suas causas e consequências.

De acordo com o Ministério da Saúde, todo ano são registrados em torno de 340.000 nascimentos prematuros no Brasil, o equivalente a seis casos a cada dez minutos.

Uma situação preocupante envolve os bebês chamados “termo precoce”, nascidos entre a 37ª e a 38ª semanas gestacionais, muitos deles de cesáreas eletivas - quando não há indicação técnica para esse tipo de parto. Pesquisas na área apontam que os nascidos nesse perfil podem apresentar resultados de saúde mais semelhantes aos nascidos prematuros do que aos nascidos no período “a termo”, com mais de 39 semanas de gestação.

O Hospital São Francisco de Assis, referência em UTI Neonatal e gestação de alto risco desde a década de 80, chama a atenção do público com decoração temática e vídeos de conscientização sobre o assunto. A instituição mantém o título de “Hospital Amigo da Criança” desde 2002, que garante práticas técnicas humanizadas, como o método Canguru, de contato pele a pele entre os pais e o bebê prematuro durante a permanência na UTI Neonatal.

 

Fonte: https://www.prematuridade.com/novembro-roxo-alerta-prematuridade-principal-causa-de-mortalidade-infantil

Facebook Facebook

Visitas para Enfermaria

Das 13h00 às 19h00*

*CLIQUE AQUI para mais informações

Visitas para apartamento

Das 9h00 às 21h00*

*CLIQUE AQUI para mais informações

Visitas para as UTIs

UTI Adulto: 10h30 e das 20h às 20h30 

UTI Pediátrica: 3ª e 6ª f. das 16h às 16h30

UTI Neonatal: 2ª f. das 15h30 às 16h
*CLIQUE AQUI para mais informações

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegação, você concorda com tal monitoramento Para saber mais acesse nossa Política de Privacidade.

WhatsApp