Obstetrícia: Projeto Alta responsável é premiado

O Hospital São Francisco de Assis e a Secretaria Municipal de Saúde foram os vencedores do concurso “Boas práticas – Cases Inovadores”, criado para premiar iniciativas que apresentem resultados significativos na superação dos desafios na saúde. O projeto Alta Responsável foi o grande vencedor no desafio “Mortalidade infantil” trazendo para o município um troféu e um incentivo de R$ 500 mil. A premiação ocorreu dia 22 de março no Palácio dos Bandeirantes com a presença do governador João Dória.

O objetivo deste Projeto, que iniciou em 2017, é fortalecer o acompanhamento longitudinal da gestante de alto risco e seus bebês até um ano de idade, ampliando o acompanhamento e garantindo a continuidade do cuidado pela Rede de Atenção à Saúde e assim reduzir a mortalidade materno infantil no município.

Em 2021, o índice de mortalidade infantil em Jacareí foi de 10,62. Nos anos anteriores foram: 11,42 em 2017; 8,97 em 2018; 9,89 em 2019 e 9,78 em 2020.  De acordo com o Cenário da Infância e Adolescência, da Fundação Abrinq, a taxa de mortalidade infantil — menores de 1 ano — no Brasil é de 12,4 para cada 1.000 nascidos vivos.

A prioridade do acompanhamento no projeto é para as gestantes que fazem o pré-natal de alto risco e que apresentem agravos como: HIV, sífilis, uso de substâncias psicoativas, hipertensão, diabetes, mal formação fetal e gestantes com COVID. A efetiva vigilância do cuidado destas gestantes têm-se realizado sistematicamente no município de Jacareí com reuniões entre representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Hospital São Francisco de Assis e a articuladora da Política Estadual de Humanização do Departamento Regional de Saúde de Taubaté – DRS-XVII para discussões e encaminhamentos do Projeto de Alta Responsável.

Atualmente 150 gestantes são atendidas pelo projeto no ambulatório do CEAMI (Centro Materno-Infantil) do Hospital São Francisco e monitoradas pela Atenção Básica de Saúde. O Projeto Alta Responsável auxilia na prevenção de patologias e agravos futuros para as gestantes e fetos, garantindo o acompanhamento diário e com qualidade no serviço do SUS.

Facebook Facebook

Visitas para Enfermaria

Das 13h00 às 19h00*

*CLIQUE AQUI para mais informações

Visitas para apartamento

Das 9h00 às 21h00*

*CLIQUE AQUI para mais informações

Visitas para as UTIs

UTI Adulto: 10h30 e das 20h às 20h30 

UTI Pediátrica: 3ª e 6ª f. das 16h às 16h30

UTI Neonatal: 2ª f. das 15h30 às 16h
*CLIQUE AQUI para mais informações

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegação, você concorda com tal monitoramento Para saber mais acesse nossa Política de Privacidade.

WhatsApp