Governança
A Administração é feita de forma participativa, através do Mapa Estratégico baseado no BSC, que norteia todos os projetos, envolvendo os colaboradores nos rumos do hospital. A gestão tem como foco a resolutividade no processo de saúde, desde a entrada do paciente até o acompanhamento pós-alta; transparência e diálogo são valores cultivados no relacionamento com os parceiros.
Diretora Administrativa: Mara Christiane Vasconcelos Liberato.
Superintendência Clínica: Dr. Alberto R. Coelho Sampaio Jr. (Diretor Clínico); Dr. Gustavo Gomide (Vice-Diretor Clínico); Dr. André Chiga (Diretor Técnico), Enf. Débora Marcondes. Membros adjuntos: Dr. Carlos Fragnan, Dra. Monica M. Braga, Dra. Elizabeth K. Cerqueira.
Gerentes: Débora Marcondes Pereira; Joseane G. Bueno; Nilce da S. Ferreira; Paula Ap. Jesus Miguel; Sérgio Squassoni Leite.
DRG
O QUE É DRG?
É uma plataforma de gestão de saúde baseada em valor para melhorar a qualidade assistencial e reduzir desperdícios.
COMO A PLATAFORMA DRG BRASIL FUNCIONA?
Transforma dados de saúde em informação de qualidade, para aprimorar o modelo assistencial e valorizar a vida do paciente, evitando diversos tipos de desperdícios.
Funciona assim:
- as enfermeiras codificadoras registram na plataforma os principais dados do prontuário dos pacientes internados que o hospital atende (respeitando o sigilo de dados pessoais);
- com essas informações e através de processos inteligentes, a plataforma consegue analisar os dados e fornecer parâmetros de qualidade para cada assistência;
- com esses parâmetros de qualidade, a equipe médica e de enfermagem tem condições de garantir uma melhor assistência para cada paciente, de forma personalizada;
- os gestores acompanham os dados diariamente, a fim de tomar decisões e rever processos de melhoria contínua.
COMO FUNCIONA O DRG BRASIL NO HOSPITAL SÃO FRANCISCO?
Já estamos trabalhando com a plataforma DRG há, aproximadamente, um ano. Você só está nos vendo agora, porque estávamos colocando os alicerces deste trabalho: as codificações! Depois, começamos a implantar projetos piloto, com a linha de cuidado mãe e bebê, envolvendo as áreas da Maternidade, Centro de Parto e UTI Neonatal.
Aqui no hospital, estamos focados em 3 metas importantes:
- Jornada segura do paciente;
- Fortalecimento dos pilares de humanização;
- Mapeamento de processos.