História

No início da década de 1980, quando o Hospital São Francisco de Assis foi criado, a gestão da saúde era bem diferente da que temos hoje. Ainda não existia o SUS (Sistema Único de Saúde) e muitos municípios do interior, como Jacareí, estavam empenhados em organizar suas secretarias de saúde. Contudo, na época, o grupo fundador do hospital trazia uma visão peculiar para a atuação médico-hospitalar: a humanização no atendimento.

No Ambulatório, primeiro serviço a funcionar em 1983, os pacientes eram registrados em “pastas-família”, ou seja, o profissional tinha acesso a todo histórico familiar, dando uma visão mais ampla para o tratamento. Com a inauguração da Maternidade, em 1986, um conceito novo foi implantado: Alojamento conjunto 24h. O bebê ficaria lado a lado com a mãe no quarto, não existia berçário – o que era comum na época –, e o pai era incentivado a participar do parto, a estar presente em todo o tempo. Aliás, a presença da família foi sempre um valor para a instituição, que quebrou paradigmas quando abriu 3 horários de visita todos os dias, de domingo a domingo, a fim de facilitar aos familiares acompanharem seus entes queridos. Em 2003, concretizando esse conceito de saúde, foi criado o Centro de Parto Humanizado, dedicado exclusivamente ao parto natural, se tornou um modelo de atuação pelo Ministério da Saúde.

Outra característica marcante do Hospital São Francisco foi o pioneirismo. Vendo a carência do município e região em algumas áreas essenciais, a equipe gestora não mediu esforços e com ousadia criou novos serviços indispensáveis para o avanço da saúde. Foi o que aconteceu, por exemplo, com a UTI Neonatal em 1987, única no município até hoje. Com o passar do tempo e a crescente necessidade, a instituição dá um salto no seu desenvolvimento e eleva, mais uma vez, a estrutura de saúde na cidade, passando em 2001 a ter mais duas UTIs, Pediátrica e Adulto, completando a retaguarda de cuidados intensivos.

Lá atrás em 1990, seguindo a mesma filosofia de trabalho, foram abertas as Clínicas Cirúrgica e Oncológica já apontando o que seria o futuro do hospital: um Centro de Referência em Oncologia. O mesmo pioneirismo está presente quando, em 2022, inaugura-se o Ambulatório de Cuidados Paliativos e, em 2024, foi a vez da Radioterapia, centralizando e qualificando os tratamentos oncológicos num só lugar.

Uma área delicada e de extrema importância é dedicada aos pacientes renais crônicos que, em 2013, no dia de São Francisco de Assis, puderam contar com a ampliação do serviço de Nefrologia com consultas e sessões de hemodiálise.

Hoje, o Hospital São Francisco é referência regional, o que abrange as cidades de Jacareí, Igaratá, Santa Branca, Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilha Bela.

Todas essas conquistas não seriam possíveis sem a união de diferentes pessoas que colocaram seu tempo e dons a serviço, com o objetivo comum de oferecer um serviço de saúde de qualidade à população. Voluntários e profissionais que, desde o início da obra até hoje, assumiram e assumem a missão de valorizar a vida nas diferentes áreas de atuação, acolhendo cada pessoa na sua realidade, seja na alegria ou no sofrimento. Neste sentido, a história do hospital foi sendo escrita e já conta com mais de 40 anos de existência e centenas de milhares de pessoas beneficiadas ao longo destes anos. É assim que o Hospital São Francisco se firma, cada vez mais, como um hospital de referência na região: investindo sempre em novas tecnologias; acreditando no potencial humano; aceitando o desafio de atender com a mesma dignidade todos os pacientes; abrindo-se para a comunidade, através da presença de voluntários e empresas parceiras; procurando o aprimoramento na Gestão Hospitalar.

A Associação Casa Fonte da Vida, mantenedora do Hospital São Francisco de Assis, é reconhecida de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal, bem como possui o Certificado de Entidade de Fins Filantrópicos. A diretoria é eleita por um período de 2 anos e a diretoria clínica é eleita pelos membros efetivos do Corpo clínico, igualmente por um período de 2 anos.

CLIQUE AQUI PARA ABRIR O ESTATUTO SOCIAL DA ASSOCIAÇÃO CASA FONTE DA VIDA
 

Visitas para Enfermaria

Das 13h00 às 19h00*

*CLIQUE AQUI para mais informações

Visitas para apartamento

Das 9h00 às 21h00*

*CLIQUE AQUI para mais informações

Visitas para as UTIs

UTI Adulto: 10h30 e das 20h às 20h30 

UTI Pediátrica: 3ª e 6ª f. das 16h às 16h30

UTI Neonatal: 2ª f. das 15h30 às 16h
*CLIQUE AQUI para mais informações

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegação, você concorda com tal monitoramento Para saber mais acesse nossa Política de Privacidade.

WhatsApp