Materno-Infantil

Serviço Materno-Infantil

Visualize agora mesmo o Manual de Orientação ao Cliente, clicando aqui

Para visualizar detalhes, clique sobre o serviço do qual deseja saber.

Ambulatório de Amamentação

É objetivo do Ambulatório de Amamentação envolver toda família e amigos da paciente, na busca pelo ato de amamentar com amor. Desde 2002, o HSFA tem o título de Hospital Amigo da Criança, conferido pela UNICEF, Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde pelo incentivo ao aleitamento materno. Após receber acompanhamento durante toda a internação na Maternidade, para auxílio no aleitamento materno, mãe e bebê saem de alta com agendamento de consultas ambulatoriais no Ceami para continuidade no Auxílio ao Aleitamento Materno.

Ambulatório de Disfagia

O Ambulatório de Disfagia tem por objetivo acompanhar os pacientes com alterações na deglutição. Nosso serviço é voltado aos bebês nascidos no hospital, onde os mesmos são encaminhados pelas diversas especialidades médicas.

CEAMI

O CEAMI (Centro de Atendimento Materno-Infantil) integra os serviços de:

Ambulatório de Amamentação ou Auxílio ao aleitamento materno
Ambulatório de Disfagia
Atendimento psicológico à gestante com feto malformado
Consulta do puerpério
Cursos voltados para Maternidade, Paternidade, Preparação para o Parto e Cuidados com o bebê
Follow-up da criança de risco
Planejamento familiar
Pré-natal de Alto Risco
Teste da orelhinha (Triagem auditiva)

Horário de atendimento do CEAMI:

Segunda a Sexta - 7h às 17h

Telefone: 12 3954 2415

Centro de Parto Humanizado

Ambiente acolhedor com suítes individualizadas, acompanhante durante todo o trabalho de parto e parto. Permite a entrada de doula, que deve estar previamente cadastrada na instituição.

Centro de Parto Humanizado é uma unidade de saúde que presta atendimento exclusivo ao parto normal. O objetivo do Centro de Parto é promover a ampliação do acesso, do vínculo e do atendimento humanizado à atenção ao parto e puerpério (pós-parto), dando ênfase ao preparo da mulher e do seu acompanhante, a fim de favorecer que o trabalho de parto e o parto sejam vivenciados com mais tranquilidade e participação, resgatando o nascimento como um momento da família.

Humanizasus: em 2008, o Centro de Parto foi selecionado pelo Governo Federal entre as 48 melhores instituições do Brasil que prestam atendimento humanizado à paciente.

Melhor Maternidade: 6º lugar como melhor Maternidade e 12º lugar como melhor Hospital do estado de São Paulo, entre 630 estabelecimentos de saúde, em 2010.

Consulta de Puerpério

Uma atenção pré-natal e puerperal de qualidade e humanizada é fundamental para a saúde materna e neonatal e, para sua humanização e qualificação, faz-se necessário: construir um novo olhar que compreenda a pessoa em sua totalidade. Este é um princípio do HSFA.

A puérpera recebe alta hospitalar com consulta agendada no Ceami para avaliação puerperal com médico obstetra. No dia da consulta do puerpério, acontece a avaliação do serviço junto à enfermeira que esclarece as dúvidas sobre o parto e nascimento.

Follow-up

O Programa de Follow-Up da Criança de Risco do Hospital São Francisco é um serviço preventivo interdisciplinar oferecido aos recém-nascidos que passaram por UTI Neonatal, e são considerados crianças de risco segundo critérios estabelecidos pelo protocolo do serviço.

Um dos principais objetivos deste trabalho é o diagnóstico e tratamento precoce de possíveis distúrbios no desenvolvimento físico, cognitivo e emocional destas crianças. Desta forma, a iniciativa contribui para a integração social, a orientação e a informação para o enfrentamento das possíveis limitações, enfim, para a melhoria da qualidade de vida das crianças e suas famílias.

Iniciado em 1992, vinculado à UTI Neonatal do Hospital São Francisco de Assis, o Programa de Follow-Up da Criança de Risco tem por objetivo acompanhar o desenvolvimento desses recém-nascidos, oferecendo suporte técnico e emocional às famílias, fundamental para o bom desenvolvimento desse trabalho.

Baseado no manual de Follow-Up da SOPERJ - Sociedade de Pediatria do Rio de Janeiro - oferece atendimento com pediatra, fisioterapeuta, fonoaudióloga, terapeuta ocupacional e psicóloga até a idade escolar. O trabalho, iniciado por profissionais voluntários de diferentes áreas, tornou-se um serviço estruturado, com equipe própria e rotinas sistematizadas para garantir atendimento de qualidade à demanda da região, onde não há ainda outro programa semelhante.

Maternidade

Possui mais de 40 leitos entre enfermarias e apartamentos. Funciona no sistema de Alojamento Conjunto, onde mãe e bebê permanecem juntos 24h/dia.

Oferece orientação sobre aleitamento materno, cuidados com o recém-nascido e exames, como o teste da orelhinha. É referência em gestação de alto risco para 7 cidades da região.

Recebeu o prêmio de Melhor Maternidade do Estado de SP: 6º lugar como melhor Maternidade e 12º lugar como melhor Hospital do Estado de SP, entre 630 estabelecimentos de saúde, em 2010. Em 2022, o Hospital São Francisco de Assis e a Secretaria Municipal de Saúde foram os vencedores do concurso “Boas práticas – Cases Inovadores”, criado para premiar iniciativas que apresentem resultados significativos na superação dos desafios na saúde. O projeto Alta Responsável foi o grande vencedor no desafio “Mortalidade infantil” trazendo para o município um troféu e um incentivo de R$ 500 mil.

PA Obstétrico

O PA Obstétrico (PAO) funciona 24h/dia para atendimento de urgência e emergência em obstetrícia.

Planejamento Familiar

"FAMÍLIA como núcleo da sociedade, fundamental para o equilíbrio e desenvolvimento da pessoa". Este é um dos sete valores do HSFA.

O HSFA oferece através de consultas, cursos e palestras, orientações às famílias que desejam informações sobre o tema Planejamento Familiar.

Para agendar ou saber mais, entre em contato com Enfermeira Rose (12) 99127-2983

Pré-Natal de Alto Risco

A gestante classificada como alto risco recebe durante todo o pré-natal orientações em grupo ou individuais, além da consulta médica. O Ceami conta com equipe multiprofissional das áreas médica, de psicologia, de enfermagem, serviço social e administrativa.

Triagem Auditiva (teste da orelhinha)

O objetivo principal da Triagem Auditiva é identificar precocemente a deficiência auditiva para que as dificuldades possam ser minimizadas ou até eliminadas. Esse serviço é realizado pela equipe de fonoaudiologia do HSFA.

UTI Neonatal

A UTI Neonatal é uma unidade especializada no tratamento intensivo de recém-nascidos que apresentem prematuridade, malformações e patologias que necessitem de cuidados especiais. A UTI Neonatal do HSFA é referência regional para 7 municípios.

A unidade segue os princípios de humanização do HSFA: os pais (responsáveis legais pelo bebê) podem permanecer por 24 horas junto ao paciente; e ainda há um dia especial de visita dos avós e irmãos, acompanhados pela equipe.

A UTI Neonatal trabalha com a metodologia Canguru, programa que engloba a posição Canguru (contato pele a pele com a mãe ou o pai), e a ambientação (luz, temperatura, ruídos, contato adequados), a fim de favorecer o desenvolvimento e tratamento do bebê em UTI.

O setor possui em sua equipe, além dos médicos e enfermeiros, profissionais das áreas de Fisioterapia, Psicologia, Nutrição, Serviço Social, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional.

Visitas para Enfermaria

Das 13h00 às 19h00*

*CLIQUE AQUI para mais informações

Visitas para apartamento

Das 9h00 às 21h00*

*CLIQUE AQUI para mais informações

Visitas para as UTIs

UTI Adulto: 10h30 e das 20h às 20h30 

UTI Pediátrica: 3ª e 6ª f. das 16h às 16h30

UTI Neonatal: 2ª f. das 15h30 às 16h
*CLIQUE AQUI para mais informações

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegação, você concorda com tal monitoramento Para saber mais acesse nossa Política de Privacidade.

WhatsApp