Parto Adequado

O Hospital São Francisco está entre os 136 hospitais participantes do Projeto Parto Adequado (PPA), lançado pela ANS (Agência de Nacional de Saúde Suplementar) em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) e o Institute for Healthcare Improvement (IHI). Assim como o projeto propõe, o HSFA busca oferecer o que há de melhor na assistência à mãe e ao bebê durante o trabalho de parto, parto e pós-parto e para isso conta com uma equipe multiprofissional composta por médico obstetra, enfermeira obstetra, pediatra, psicóloga, nutricionista, assistente social, fisioterapeuta e toda infraestrutura necessária para esse atendimento.

A Maternidade do HSFA desde a sua fundação, em 1986, trabalha em sistema de Alojamento Conjunto. Mãe e bebê saem juntos da sala de parto (seja parto cesariano ou parto vaginal) e permanecem juntos 24h/dia.

 

A amamentação em livre demanda é incentivada e orientada desde o pré-natal, durante toda permanência no hospital e no ambulatório após a alta. Por isso somos Hospital Amigo da Criança: título concedido ao hospital pelo Unicef / Ministério da Saúde / Organização Mundial de Saúde (OMS) desde 2002 e validado anualmente.

Temos o Centro de Parto Humanizado com suítes individuais para partos vaginais, onde a paciente fica com o acompanhante de sua livre escolha durante todo o trabalho de parto, o parto e o pós-parto imediato. A gestante fica livre para se alimentar, tomar líquidos e andar o quanto desejar. Durante todo o tempo temos uma enfermeira obstetra com sua equipe, de plantão 24h, para acolher a gestante e acompanhar o trabalho de parto, incentivando métodos não farmacológicos para alívio da dor, respeitando, na medida do possível, as opções feitas pela gestante no plano de parto. No ato do parto, a paciente decide em qual posição se sente melhor e deseja dar à luz ao seu filho. Ao nascer, o bebê estando bem é mantido com sua mãe e incentivado a mamar logo após o nascimento.

É permitida a entrada de doula para acompanhamento do trabalho de parto e parto, desde que previamente cadastrada na instituição. Para efetuar o cadastro, a doula deve enviar solicitação no e-mail: claudia.cardoso@hsfa.org.br

Já na maternidade, a mulher com seu bebê podem contar com um acompanhante 24h/dia. O horário para visitantes é das 13h às 21h em enfermaria e das 09h às 21h em apartamentos.

Em caso de internação em UTI, seja para mãe ou para o bebê, é permitida a presença de acompanhante. Na UTI Neonatal, os acompanhantes são os pais do bebê que tem acesso 24h/dia. Na UTI Adulto, o acompanhante pode permanecer das 14h às 06h.

Outras informações úteis:

  • Cursos para gestantes e familiares
  • Estatística de Partos do Hospital São Francisco de Assis
  • Plano de Parto
  • Registro de nascimento do bebê
  • Visita guiada à Maternidade, Centro de Parto e UTI Neonatal

1. Cursos para gestantes e familiares

Não basta estarmos prontos a oferecer um atendimento de excelência, queremos levar informação e esclarecer as dúvidas das gestantes e familiares. Para isso oferecemos cursos que preparam melhor a todos para o momento do grande encontro dos pais e familiares com seu bebê. Temos Cursos de Preparo para o Parto, Paternidade Responsável, Aleitamento Materno e Roda de Conversas. Para mais informações e inscrições, contatar a enfermeira Rose pelo Whatsapp (12) 99127-2983.

Ano Partos Vaginais Cesarianas
2014 50% 50%
2015 52% 48%
2016 51% 49%
2017 53% 47%
2018 (1° Semestre Janeiro a Junho) 52% 48%

 

3. Plano de parto

O hospital disponibiliza um modelo de plano de parto, mas a paciente pode escrever um texto à mão, ou utilizar outro modelo, para falar do que espera da equipe em relação aos cuidados no Trabalho de Parto, Parto e Nascimento do seu bebê. O plano de parto é um informativo aos profissionais quanto às expectativas e desejos da paciente. Esse documento deve ser entregue no dia do parto para a equipe de enfermagem no ato da admissão, seja parto vaginal ou cesariana.

4. Registro de nascimento do bebê

No dia seguinte ao nascimento, a mãe irá receber da equipe de enfermagem o documento de Declaração de Nascido Vivo (DNV). Os pais devem se dirigir ao balcão da Maternidade com seus respectivos documentos de identidade e a DNV do bebê. O cartório comparece ao hospital diariamente (em dias úteis) no período das 15h às 16h para realização e emissão da Certidão de Nascimento.

5. Visita guiada à maternidade, centro de parto e UTI neonatal

A gestante e seus familiares podem agendar visita às dependências do hospital (Maternidade, Centro de Parto, UTI Neonatal) com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), por e-mail sac@hsfa.org.br ou telefone (12) 3954-2400

Visitas para Enfermaria

Das 13h00 às 19h00*

*CLIQUE AQUI para mais informações

Visitas para apartamento

Das 9h00 às 21h00*

*CLIQUE AQUI para mais informações

Visitas para as UTIs

UTI Adulto: 10h30 e das 20h às 20h30 

UTI Pediátrica: 3ª e 6ª f. das 16h às 16h30

UTI Neonatal: 2ª f. das 15h30 às 16h
*CLIQUE AQUI para mais informações

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegação, você concorda com tal monitoramento Para saber mais acesse nossa Política de Privacidade.

WhatsApp